Logo

Notícias

Home

Notícias

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil entre 16 e 25 de abril

Publicada por Clima ao Vivo em 11/04/2018
Tags:

Uma chuva de meteoros de grande intensidade irá acontecer entre os dias 16 e 26 de abril no Brasil. O evento acontece anualmente e será visível a olho nu antes do amanhecer, no horizonte norte, próximo da estrela Vega. Segundo especialistas, as regiões norte e nordeste serão os locais com as melhores visões do fenômeno. 

Os meteoros são pequenos corpos celestes que entram na atmosfera terreste. Durante esse percurso queimam total ou parcialmente, devido ao atrito com a atmosfera e o oxigênio. O resultado disso é um rastro luminoso pelo céu, por isso o nome de "estrela cadente". 

Essa chuva de meteoros também é chamada de "líridas" ou "estrelas de abril" e pode durar vários dias. O fluxo de entrada dos corpos celestes na atmosfera costuma ser de 10 a 20 meteoros por hora, podendo chegar em até 100.

Segundo Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional, só é possível observar a chuva de meteoros, porque a Terra atravessa a órbita de um cometa, onde há uma infinidade de fragmentos espalhados, se transformando em meteoros. "Cada chuva ocorre com periodicidade anual, e existem diversas chuvas ao longo do ano vinculadas às órbitas de diferentes cometas conhecidos", explica.

As líridas não oferecem riscos para a Terra e seus habitantes, pois são fragmentos pequenos e que em sua maioria se desfazem antes de chegar ao solo.

Abaixo estão alguns vídeos de bólidos registrados pelas câmeras do Clima Ao Vivo. Veja:

Clique aqui e veja o bólido registrado em Belo Horizonte / MG em março de 2018

Clique aqui e veja o bólido registrado em Santo Antônio do Amparo / MG em outubro de 2017

Clique aqui e veja o bólido registrado em três cidades mineiras em julho de 2017

Clique aqui e veja o bólido registrado em Torres / RS em abril de 2017 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A