Logo

Notícias

Home

Notícias

Chuva de meteoro no Brasil nessa semana, saiba como observá-la

Publicada por Samira Avelar em 20/04/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Chuva de meteooro

Uma das principais chuvas de meteoros anuais irá ocorrer na madrugada de quinta-feira (22). Nomeada de Líridas, essa chuva pode ocasionar até 18 meteoros por hora em locais favoráveis e é considerada uma das primeiras e grandes chuvas de meteoro do ano no Brasil.

Há mais de 2.700 anos

Segundo a nossa parceira Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), a Líridas é a mais antiga chuva de meteoros conhecidas, relatada há mais de 2.700 anos pelos chineses.

Onde será melhor observada?

Essa chuva de meteoroo é melhor observada em países do Hemisfério Norte, por isso no Brasil, enquanto mais a norte estiver o observador maior a possibilidadede de ver. Ela será mais intensa nas últimas horas da madrugada de quinta-feira (22). Veja abaixo a taxa média de meteoros por hora nas capitais:


Taxa média de meteoros por hora para as Líridas em 2021 em condições ideais de observação – Créditos: BRAMON

O que pode dificultar a observação?

Nuvens e luzes das cidades podem ofuscar as líridas, nome dado aos meteoros oriundos dessa chuva. Portanto vamos torcer para uma noite com pouca ou nenhuma nebulosidade. E quem estiver longe de grandes cidades tem mais vantagem de observação, devido a menor quantidade de iluminação urbana.

Surto

Apesar de não ser uma chuva de meteoro intensa, a Líridas é imprevisível. Em 1982, observadores americanos identificaram mais de 100 meteoros por hora. O mesmo aconteceu em 1945 por japoneses e em 1922 por gregos. Até o momento não é esperado surtos para este ano de 2021.

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no Telegram e WhatsApp?

Envie um "oi" no nosso Telegram ou WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A