Home
Notícias
As áreas de instabilidades no sul do Brasil, contribui para temporais nas vésperas do carnaval. Após a passagem de uma frente fria pela costa gaúcha, muita convergência de ventos na baixa e na média atmosfera, além de um cavado meteorológico e de uma área de baixa pressão favorecem a organização de nuvens pesadas de chuva.
O feriado de carnaval será um pouco diferente dos anteriores, quem for passar nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deverá separar uma coberta para se aquecer do frio.
Quinta-feira (16) com temporais no Sul do Brasil
Nesta quinta-feira (16), a região Sul entra em alerta para temporais. As instabilidades continuam concentradas nessas áreas e tendem a se intensificar. Muitas áreas do Rio Grande do Sul, o estado do Paraná e parte de Santa Catarina terão chuva forte, com raios e rajadas de vento consideráveis.
No oeste do Paraná, a potencial para tempestades mais violentas e chuva volumosa. Nas áreas ao leste da Região Sul, ainda tem previsão de chuva, mas com menores riscos.
Sexta-feira (17) com chuva intensa na região Sul
A chuva forte e mais agressiva se espalha no interior do Paraná e de Santa Catarina. Os acumulados de precipitações podem ser elevados e há possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
No Rio Grande do Sul, a expectativa é que o sol volte a predominar pelo centro-oeste gaúcho, com pouca ou nenhuma chuva em boa parte das áreas. Já no leste dos estados, ainda há previsão de chuva forte em algumas áreas decorrente ao deslocamento de uma frente fria.
Previsão para o fim semana na serra do RS e SC
A entrada de um sistema de alta pressão atmosféricas, de origem polar, no sábado (18), que vem na retaguarda da frente fria, começa a trazer ventos frios para o sul do Brasil. O sol predominará em boa parte das áreas, com previsão de chuva apenas ao norte e centro-leste do Paraná e no nordeste de Santa Catarina.
As temperaturas devem oscilar em toda a Região Sul, com uma queda significativa dos termômetros marcando valores bem abaixo do normal para esta época do ano.
Atenção: há risco de geada no final de semana, nos pontos mais altos da Serra Gaúcha e Catarinense. Temperaturas entre 3°C e 6°C devem ser observadas nas regiões mais elevadas, como São Joaquim/SC e São José dos Ausentes/RS.
A maior diferença das temperaturas deve acontecer entre a madrugada de sexta-feira (17) e a manhã de sábado (18), com mínimas entre 9°C a 12°C da temperatura atual, especialmente no Rio Grande do Sul.
No domingo (19), o tempo volta a ficar firme e com temperaturas baixas no estado gaúcho e no oeste e no sul de Santa Catarina. No restante das áreas pode chover moderadamente ou forte intensidade no decorrer do dia. E no litoral do Paraná e no nordeste de Santa Catarina o tempo também deve ser chuvoso. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A