Home
Notícias
Setembro é um mês de aumento natural de calor no Brasil, lembrando que o mês inicia a primavera, uma estação que proporciona o retorno das altas temperaturas e também do período de chuva mais regular.
Neste ano em específico, estamos com características de El Niño. A forte onda de calor que se espalhou sobre o Brasil por quase duas semanas, fez com que as temperaturas atingissem marcas extremas, muito acima do normal por vários dias consecutivos.
O risco de novas ondas de calor é altamente provável, especialmente durante o mês de outubro. A previsão indica a atuação de sistema de alta pressão atmosférica – impedido a formação de nuvens de chuva – estacionados sobre o Brasil durante outros períodos até o final da primavera, gerando novas situações de bloqueio atmosférico e consequente novas ondas de calor.
Outubro é um mês naturalmente mais quente em grande parte Brasil (até mesmo mais que setembro). Sendo assim, há possibilidade de observados temperaturas mais altas ainda do que já ocorreu nesta última onda de calor da segunda semana de setembro.
A primavera de 2023 é especialmente quente decorrente a influência do fenômeno do EL Niño. A mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, causadas pelo fenômeno, altera o caminho normal das frentes frias sobre a América do Sul. Assim, fica mais difícil a mistura do ar quente com o ar frio, de origem polar, que eventualmente possa chegar no Brasil com as frentes frias.
O El Niño diminui a frequência das pancadas de chuva e isso também ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o Brasil. Lembrando que, a chuva e a nebulosidade são importantes reguladores da temperatura diária. Menos nuvens, menos chuva resultam em mais horas com sol forte e mais calor.
A primavera de 2023 acontece com um El Niño de forte intensidade, que vai persistir também durante o verão, em uma atmosfera global em aquecimento e ainda com oceano mais quentes do que o normal. Para completar o combo quente natural, o aquecimento anormal do oceano Atlântico Norte observado em 2023 também têm influência direta no clima do Brasil. Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A