Notícias

Home

Notícias

Áreas de instabilidades crescem nos próximos dias na Região Sul e há possibilidades de ciclone extratropical 

Publicada por Thalyta Araújo em 21/12/2023
Tags:

 

Áreas de instabilidade crescem nos próximos dias na Região Sul e há possibilidades de ciclone extratropical 

 

A região Sul do país terá um início de verão chuvoso. A nova estação começa oficialmente nesta sexta-feira (22) às 00h27, conforme o horário de Brasília. Entre a tarde e a noite de sexta-feira (22), há risco de temporais localizados no Rio Grande do Sul (sobretudo em áreas do centro-norte do estado).

No sábado (23), as áreas de instabilidades aumentam com a influência mais abrangente do fluxo de umidade vindo do interior, mais abrangente do fluxo de umidade vindo do interior do país, a aproximação de uma nova frente fria e condições propícias de circulação dos ventos na média e alta atmosfera. Nuvens mais carregadas se formam sobre o sudoeste do Paraná, Santa Catarina (oeste e sul) e metade norte gaúcha.

Atenção: O sábado que antecede a véspera de Natal, será abafado com pancadas até mais regulares e risco de raios e rajadas de vento em grande parte da Região.

No domingo (24), véspera de Natal, a chuva diminui no sul, teremos boas aberturas de sol, calor e pancadas mais isoladas nos três estados. Porto Alegre, pode receber chuva fraca de manhã, mas terá sol ao longo do dia, sem expectativa de chuva nas demais horas do domingo (24). Curitiba e Florianópolis com chance de pancadas entre tarde e noite, mas sem resquício para madrugada de segunda-feira (25).

Alerta para formação de um ciclone extratropical no sul

Os modelos meteorológicos de previsão indicam a formação de um novo ciclone extratropical, na altura do Rio Grande do Sul, na segunda-feira de Natal. Até o momento, a tendência é de chuva forte, acontecendo desde a madrugada sobre cidades do noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, com potencial para acumulados elevados.

A condição de tempo abafado ainda se mantém sobre boa parte da Região Sul, porém, o ciclone dará origem a uma nova frente fria, que reforça a formação de nuvens de chuva ao longo do dia sobre cidades da Região Serrana do Rio Grande do Sul, do litoral gaúcho, do interior de Santa Catarina e do interior do Paraná, com risco de temporais.

Caso seja confirmado, este será o primeiro ciclone e a primeira frente fria associada ao sistema na nova estação, com impacto maior nas condições de tempo sobre as cidades do Sul. A formação de ciclones como este indicado pelos modelos para o começo da próxima semana será atípica para este período do ano.

Além da chuva forte, o risco para ventania é muito alto na Região na segunda-feira (25) e também na terça-feira (26), ventos fortes ainda poderão ser registrados, especialmente por áreas costeiras. A presença deste sistema também causará agitação marítima, por enquanto, há indicativo de ondas entre 2,5 a 3,0 metros de altura, podendo ocasionar transtornos.

Fique atento as informações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.


Vídeos da região

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A