Notícias

Home

Notícias

Áreas de instabilidades crescem na região norte do país, deixando estados em alerta

Publicada por Thalyta Araújo em 27/12/2024
Tags:
Áreas de instabilidades crescem na região norte do país, deixando estados em alerta
Áreas de instabilidades crescem na região norte do país, deixando estados em alerta

 

A chuva ganha força na faixa norte do país nesta sexta-feira (27), com destaque para os estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins. Há alerta para temporais nessas regiões, associadas à atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve favorecer a continuidade das chuvas até o final de dezembro. 

Chuva intensa ainda nesta sexta-feira (27) 

A sexta-feira (27) será marcado por volumes consideráveis de chuva em grande parte da faixa norte do país. Segundo o mapa de risco, áreas em roxo, que incluem o Amazonas e o Pará (sudeste), tem previsão de tempestade com potencial para chuva volumosa. 

Áreas em vermelho no mapa, que abrangem boa parte do Amazonas, Rondônia (leste), Pará (centro-sul) e Tocantins (oeste), também estão em alerta para temporais. Nessas regiões, as condições atmosféricas favorecem pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento. Para as áreas marcadas em amarelo no mapa, a previsão é de chuva moderada a forte, o que ainda pode causar transtornos localizados. 

 

a imagem mostra as áreas de risco para sexta-feira (27) de dezembro de 2024
Figura 1: mapa de risco para sexta-feira (27) de dezembro de 2024 – Fonte: Climatempo

Chuva constante até o fim deste mês 

A atuação da segunda ZCAS no mês reforça a tendência de chuvas elevadas na região norte do Brasil. Este sistema, que já provocou volumes significativos entre os dias 21 e 24 de dezembro, agora retorna para fechar o mês com mais um episódio de instabilidade. 

Entre os dias 26 e 31 de dezembro, a previsão aponta acumulados elevados de chuva para boa parte da região. O mapa meteorológico destaca áreas em laranja, que abrangem grande parte do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Tocantins (oeste) e Roraima (sul), com acumulados chegando a 100 mm. Em pontos específicos marcados em vermelho, esses acumulados podem alcançar 150 mm. 

A imagem mostra as áreas com acúmulos de chuva previsto entre 26 de dezembro de 2024 e 31 de dezembro de 2024
Figura 2: Mapa de acúmulos de chuva previsto entre 26 de dezembro de 2024 e 31 de dezembro de 2024 – Fonte: Climatempo. 

Impactos e cuidados 

As chuvas intensas e frequentes devem manter o solo saturado, elevando o risco de deslizamentos de terra e alagamentos, especialmente nas áreas mais vulneráveis. A população deve estar atenta aos alertas das autoridades e evitar transitar em regiões de risco durante tempestades. O cenário reforça a necessidade de monitoramento constante, especialmente nas áreas mais afetadas pela ZCAS. A previsão indica que a chuva continuará sendo um elemento marcante na região norte até o final de 2024.

Com informações da Climatempo. 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados




 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A