Notícias

Home

Notícias

Áreas de instabilidades crescem na região do Sul do Brasil e chuva pode ser persistente 

Publicada por Thalyta Araújo em 26/04/2024
Tags:
Áreas de instabilidades crescem na região do Sul do Brasil e chuva pode ser persistente 

 

Os estados do Sul do Brasil continuam sob a influência de sistemas meteorológicos ativos, resultando em um padrão de chuvas persistente. Essas condições de tempo tem impactado várias regiões, trazendo volumes significativos de precipitações ao longo de abril. Tendência que nos próximos dias, mais chuva se concentra em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Situação atual


Durante todo o mês de abril, as chuvas são uma constante preocupação para os habitantes da região sul do Brasil. Em áreas urbanas como Florianópolis e Curitiba, as precipitações ultrapassaram as médias históricas mensais. Em particular, Florianópolis viu um acumulado impressionante de 363 mm de chuva, muito além da média climatológico de 116 mm para o mês, consolidando-se como a terceira capital mais chuvosa do país.

Em Curitiba, por uma vez, registrou um total de 124 mm até o dia 25 de abril, superando significativamente sua média mensal de 88 mm. O Rio Grande do Sul não fica atrás, em localidades como Uruguaiana e Santiago, os volumes de chuva também foram notáveis, alcançando valores como os 242 mm registrados em Uruguaiana e impressionantes 312,2 mm Santiago.

Previsão para os próximos dias

Previsão para sábado (27)

No sábado (27) uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul durante a noite, trazendo mudanças significativas nas condições meteorológicas. Para a faixa oeste, campanha, sul e central do estado, espera-se muita nebulosidade ao longo do dia, com chuvas persistentes e poucas aberturas de sol, inclusive a tarde.

Um alerta é emitido para a possibilidade de tempestades, caracterizadas por temporais acompanhadas de chuva volumosa, na região sul do estado. Nas regiões das Missões, norte, serra e metropolitana, o sol pode aparecer durante o dia, mas há previsão de pancadas de chuva inclusive a noite, com um alerta para possíveis temporais na região das missões.

Enquanto isso, em Santa Catarina, o tempo permanece firme, com um dia de muito calor decorrente ao aquecimento pré-frontal. No Paraná, não são esperadas chuvas, sendo previsto um dia de muito calor ao longo do dia.

Previsão para domingo (28)

As condições meteorológicas continuam instáveis no estado decorrente a circulação da alta pressão após a passagem da frente. Destaca-se também a circulação da baixa pressão no Paraguai, que contribui para a intensificação das chuvas na região. No Rio Grande do Sul, espera-se muita nebulosidade em todas as regiões, com chuvas persistente e poucas aberturas de sol. Um alerta é emitido para possíveis temporais em todas as regiões do estado.

Na faixa oeste, há previsão de pancadas de chuva a tarde, enquanto na campanha e no sul do estado, o tempo tende a ficar firme, sem chuvas. Em Santa Catarina e no sudoeste e leste do Paraná, o sol deve predominar na maior parte do dia, mas são esperadas pancadas de chuva a tarde.

Previsão para segunda-feira (29)

O tempo permanece instável em diversas regiões do Sul do Brasil. Prevê-se muita nebulosidade, chuvas e poucas aberturas de sol na faixa sul, campanha, oeste, vales, central, missões, metropolitana e serra do Rio Grande do Sul. No entanto, na faixa norte, em Santa Catarina e no sul do Paraná, o sol pode aparecer ao longo do dia, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde, com temperaturas elevadas nessas regiões.

Previsão para terça-feira (30)

Uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, trazendo consigo mais instabilidade. Na faixa oeste, campanha, sul, central e metropolitana do estado, espera-se muita nebulosidade, chuvas e poucas aberturas de sol, com um alerta para possíveis temporais nessas áreas.

Nas regiões das Missões e norte do estado, o sol pode aparecer ao longo do dia, mas são esperadas pancadas de chuva a tarde. Em Santa Catarina, o sol pode aparecer durante o dia, mas há previsão de pancadas de chuva na faixa central e leste do estado. No Paraná, o sol deve se manter em boa parte do dia e sem expectativa de chuva.

Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A