Notícias

Home

Notícias

Áreas de instabilidades crescem na costa Norte do país 

Publicada por Thalyta Araújo em 13/06/2024
Tags:

 

Áreas de instabilidades crescem na costa Norte do país 

 

O tempo para a costa norte do Brasil indica um período de instabilidade que deve se perpetuar até o fim desta semana na região. Durante os primeiros dias desta semana, a chuva concentrou-se inclusive nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Amazonas, Roraima e Amapá. A previsão é que a intensidade das chuvas aumente no de correr da próxima semana, avançando sobre esses estados e afetando mais regiões da faixa Norte e Nordeste do Brasil.

Fatores causadores da chuva

A forte infiltração marítima, ou seja, a circulação do ar do mar para o continente, tem sido a principal responsável pelas chuvas nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Esse fenômeno tem provocado, precipitações intensas e constantes nessas áreas. Na faixa norte do Brasil, o intenso calor e alta umidade são os principais fatore que tem contribuído para as chuvas nos estados do Amazonas e Roraima.

Essas condições criam um ambiente apropriado para a formação de nuvens densas e tempestades, principalmente entre as tardes e as noites. Para a faixa lestes do Amapá e na costa do Pará, a combinação da forte circulação do mar para o continente e as pequenas circulações da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem influenciado significativamente as chuvas.

Previsão para os próximos dias

A chuva tende a se intensificar sobre outros estados do Nordeste nos próximos dias. No litoral leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a chuva deve se intensificar até sexta-feira (14), com acumulados previstos ultrapassando os 40 mm até o fim da semana. Nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, que já registraram chuva no começo desta semana, os acumulados esperados variam de 18 a 35 mm até o fim da semana.

Figura 1: Acumulado de chuva entre 12/06 e 14/06 – Fonte: Climatempo


Com informações da Climatempo. 

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A