Notícias

Home

Notícias

Áreas de instabilidades crescem com a chegada da frente fria na região Sul do Brasil nos próximos dias

Publicada por Thalyta Araújo em 03/04/2024
Tags:
Áreas de instabilidades crescem com a chegada da frente fria na região Sul do Brasil nos próximos dias

 

Uma sequência de frentes frias, junto a outros sistemas meteorológicos, mantém os estados do sul Brasil em alerta até a segunda-feira (08). A previsão indica que a chuva, iminente nesta quarta-feira (03) à noite, ingressará primeiramente pelo Rio Grande do Sul, estendendo-se progressivamente pelos demais estados da região.

Esse padrão meteorológico promete trazer uma sequência de dias chuvosos com a estabilização dos sistemas ao longo do período.

Agravamentos das condições: alerta para o final de semana

Entre quarta-feira (03) e sexta-feira (05), duas frentes frias atravessaram os estados, contribuindo para o cenário de instabilidade. Contudo, as preocupações se intensificam para o final de semana, inclusive sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, decorrente a formação de um baixa pressão sobre o estado gaúcho.

Associada à alta variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera, essa condição meteorológica intensificará as chuvas ao longo de todo o período, elevando o risco de impactos severos.

Situação preocupante na faixa sul do Rio Grande do Sul

A preocupação na faixa sul do Rio Grande do Sul é ainda mais intensa decorrente aos índices pluviométricos significativamente elevados registrados em março, inclusive nas áreas oeste, campanha e sul do estado.

Em Uruguaiana, por exemplo, o volume de chuva atingiu impressionantes 426 mm no mês anterior, mais do que o dobro da média histórica para março, sendo de 193 mm.

Em Quaraí, os registros também foram significativos, alcançando 342 mm, enquanto a média para o mês é de 126 mm. A situação não é diferente em Santa Vitória, região mais próxima à fronteira sul do Rio Grande do Sul, que registrou 327 mm de chuva em março, muita acima da média de 127 mm para o período.

Previsão do tempo detalhada para os próximos dias

Quarta-feira (03)

A primeira frente fria ingressará no estado a partir da noite, trazendo consigo a previsão de pancadas de chuva na faixa oeste, campanha e Rio Grande do Sul (sul). Alerta para possíveis temporais na faixa oeste e sul do estado. Entre a faixa central do Rio Grande do Sul e o norte do Paraná, o sol predominará sem chuva, com destaque para a faixa litorânea do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina, onde podem ocorrer pancadas isoladas de chuva.

Quinta-feira (04)

A chuva avançará sobre o Rio Grande do Sul, atingindo também Santa Catarina e Paraná. Destaque para as regiões sul e campanha do Rio Grande do Sul, onde a condição será de muita nebulosidade e chuva do dia, decorrente ao ingresso de uma segunda frente fria à noite.

Na faixa central do estado, incluindo a região metropolitana, prevê-se muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Na faixa norte, incluindo a região serrana, o sol predominará, com pancadas de chuva à tarde.

Alerta para temporais na faixa centro, oeste, campanha, sul e missões, com chuvas de moderada a forte intensidade. Nas faixas norte, serrana, metropolitana e vales, também são esperadas chuvas intensas.

Sexta-feira (05)

Uma segunda frente fria avançará com força em direção ao sudeste, resultando em condições de aberturas de sol e pancadas de chuva na faixa central e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (centro e sul). A nebulosidade será maior no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Para as demais regiões, a chuva será em forma de pancadas devido ao deslocamento da frente fria.

Sábado (06)

A chuva persistirá, com destaque para as regiões, oeste, campanha, central, missões e norte do Rio Grande do Sul, além do oeste de Santa Catarina. Na faixa central e leste do Paraná, prevê-se novas pancadas de chuva decorrente a forte variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera. As pancadas que chegam à tarde serão mais intensas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Domingo (07)

A forte variabilidade dos ventos contribuirá para formação de uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, aumentando o risco de tempestades, principalmente na região central e norte do estado.

Em Santa Catarina, a condição será de mutia nebulosidade e chuva, com alerta para temporais na faixa central e sudeste. No Paraná, destaque para a faixa sudoeste do estado, onde são esperadas chuvas. Já nas demais áreas do estado, não há previsão de chuva. Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A