Home
Notícias
Depois de uma segunda-feira (15) com chuvas intensas sobre o estado de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, e conforme foi avisado em nossas postagens, o mesmo quadro pode vir a acontecer sobre as regiões sul, sudeste e centro oeste do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), a terça-feira (16) deve ser marcada por tempestades com alto acumulado de chuva em diversos pontos das regiões citadas já nesta matéria.
RIO GRANDE DO SUL E SÃO PAULO
O grau de severidade para o Rio Grande do Sul e São Paulo é de perigo, onde o acumulado previsto para apenas uma hora é de 30 até 60 milímetros de chuva, podendo chegar ao 50 ou 100 milímetros em 24 horas. As rajadas de vento podem variar entre 61 e 99 km/h, não se descartando as chances para ventos superiores aos 100 km/h em pontos mais isolados. Os riscos potenciais são de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL
No Paraná e no Mato Grosso do Sul, o grau de severidade é um pouco mais baixo, mesmo assim continua em estado de atenção! As rajadas de vento podem chegar aos 40 km/h, tendo a possibilidade de ultrapassar os 60 km/h. O acumulado previsto nesta terça-feira para o estado é de 20 a 30 milímetros de chuva, podendo chegar até a 50 milímetros em apenas 24 horas. Há riscos potenciais para queda de galhos de árvores e leves alagamentos, pequenos estragos.
INSTRUÇÕES
- Abrigue-se da chuva torrencial que poderá estar acompanhada de granizo e causar inundações.
- Não se abrigue debaixo de árvores, nem em frágeis coberturas metálicas, pois há riscos de quedas.
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e o gás.
- Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
- Revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 190) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A