Notícias

Home

Notícias

Alerta! Tempestades severas para o estado Rio Grande do Sul 

Publicada por Thalyta Araújo em 02/09/2023
Tags:
Alerta! Tempestades severas para o estado Rio Grande do Sul 

 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta especial para os grandes volume de chuva devem cair sobre o estado nos próximos dias, com potencial para transtornos para população.

Entre este sábado (02) e a segunda-feira (04), áreas de instabilidade ganham força em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com risco de tempo severo, chuvas volumosa e cheias, decorrente à atuação de uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do país e posterior formação de um ciclone sobre o mar.

Figura 1: Sul do Brasil em alerta para temporais no primeiro fim de semana de setembro de 2023 – Fonte: Climatempo

Previsão para sábado (02)

As áreas de instabilidade permanecem atuando sobre o Rio Grande do Sul, decorrente a persistência de uma área de baixa pressão sobre a Argentina junto ao intenso fluxo de umidade da Amazônia.

Atenção: ao longo do dia, há risco de temporais isolados com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento em áreas da Campanha, Sul, Noroeste, Norte, Centro, Vales, RMPOA e Litoral Norte.

Os maiores volumes de chuva ficam concentrados entre o Noroeste e Norte gaúcho, em torno dos 50 aos 75 mm, podendo chegar aos 100 mm, pontualmente, onde devem trazer transtornos. No período da noite, as instabilidades voltam a se intensificar sobre o Oeste, Missões, Noroeste e Centro do Estado, mantendo-se, o risco para tempo severo com rajadas fortes de vento, entre 60 a 80 km/h durante os temporais e queda de granizo.

Previsão para domingo (03)

No domingo (03), a baixa pressão avança para o Rio Grande do Sul e as instabilidades continuam atuando sobre grande parte do território gaúcho, mantendo-se o risco para temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual que de granizo. Na metade Norte e Centro, os ventos devem variar com velocidades entre 50 e 80 km/h. Os volumes de chuva ficam em torno dos 30 e 45 mm/dia, com condições para chegar aos 90 mm/dia em áreas do Centro Norte.

Previsão para segunda-feira (04)

A formação de um ciclone sobre o mar, contribuirá para intensificação da chuva sobre o Noroeste, Centro, Leste gaúcho, Vales e RMPOA, com acumulados variando entre 50 a 70 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 120 mm/dia.

Atenção: o risco de tempestade com descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de vento e transtornos associados aos elevados acumulado na maioria das regiões gaúchas ainda será persistente.

Alerta: os ventos também ganham força na metade Leste do estado, com rajadas entre 70 a 80 km/h, chegando aos 90 km/h na faixa litorânea, deixando o mar agitado e com risco de ressaca entre o litoral sul e litoral médio.

Ao final deste evento os acúmulos poderão variar entre 70 a 150 mm na metade norte do Rio Grande do Sul, devendo pontualmente chegar aos 250 mm nas regiões Centro, Norte, Noroeste e Leste. Também há risco para tempestades com queda de granizo e rajadas de vento, ou seja, condições de tempo severo em boa parte do território gaúcho. Com informações da Climatempo. 


Vídeos do Sul
Confira alguns vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo na região:

Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A