Notícias

Home

Notícias

Alerta! Formação de um ciclone extratropical contribuirá para áreas de instabilidades na Região Sul

Publicada por Thalyta Araújo em 02/10/2023
Tags:
Alerta! Formação de um ciclone extratropical contribuirá para áreas de instabilidades na Região Sul 

 

A primeira semana de outubro começa com destaque para baixas temperaturas e o tempo firme na maior parte da Região, com exceção do leste e norte do Paraná, que ainda podem receber algumas pancadas de isoladas. A passagem de uma frente fria contribuirá para a entrada de ar ola nesta segunda-feira (02), que deixará as temperaturas amenas nas regiões dos Vales de Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul, além das áreas de serra e planalto.

Na terça-feira (03), a chuva volta a ganhar força, decorrente a uma mudança no padrão da circulação de vento, espalhando nuvens carregadas em boa parte da região. Ainda na terça-feira, a baixa pressão e o fluxo de umidade em baixos níveis, contribuirá para a oscilação do tempo, principalmente no centro-oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, podendo sofre com pancadas de chuva intensas acompanhadas de raios e ventos moderados.

Formação de novo ciclone

Essa baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical em alto-mar, junto a uma frente fria na quarta-feira (04).

Atenção: vale ressaltar que o sistema não se forma sobre nenhum estado da Região Sul e também não terá influência sobre eles, contudo, é bom reforçar a formação destas instabilidades, das nuvens densas carregadas, temporais e ventania.

O tempo fica mais encoberto e há risco para temporais no norte do Rio Grande do Sul e no centro-oeste de Santa Catarina. Já no Paraná, a chuva terá mais influência decorrente ao deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste que irá reforçar nuvens densas, sobre o estado com potencial para pancadas fortes.

A frente fria se afasta para o oceano e o tempo volta a ficar firme em boa parte da região na quinta-feira (05). A chuva fica restrita somente ao Paraná, mas sem grandes preocupações como temporais severos. A previsão é que no final de semana é de atuação de um cavado que novamente contribuirá para um fluxo maio de umidade sobre a região. E a semana se findará com novos temporais, inclusive no interior da Região Sul do país. Com informações da Climatempo. 


Vídeos da região

Confira alguns vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo na região:

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A