Notícias

Home

Notícias

Alerta de tempestades no sul do Brasil: Rio Grande do Sul e Santa Catarina em risco

Publicada por Thalyta Araújo em 12/02/2025
Tags:
A imagem a formação de uma chuva intensa na cidade de Jóia/RS
Alerta de tempestades no sul do Brasil: Rio Grande do Sul e Santa Catarina em risco

Uma nova frente fria, que ingressou no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (11), continuará avançando pelo estado gaúcho ao longo desta quarta-feira (12), com alerta de tempestades. O sistema seguirá se deslocando pelo litoral do Sul até sexta-feira (14), canalizando umidade e contribuindo para a formação de áreas de instabilidade.

Calor Intenso precede tempestades no Rio Grande do Sul

O calor pré-frontal aumentou a sensação térmica que já atuava na Região Sul. Antes da chegada da frente fria nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o estado do Rio Grande do Sul registrou um aumento significativo nas temperaturas. Em Porto Alegre, a máxima atingiu 39,5°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Essa marca representa a maior temperatura registrada em Porto Alegre em 2025, superando os valores dos últimos dias, que já indicavam uma intensa onda de calor na região. Confira o ranking das maiores temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET):

- Quaraí-RS: A cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, liderou o ranking, atingindo a marca de 43°C às 15 horas.
- Uruguaiana-RS: Uruguaiana, também na região da fronteira, registrou a segunda maior temperatura, com 41,3°C às 17 horas.
- Campo Bom-RS: Na região metropolitana de Porto Alegre, Campo Bom também atingiu 41,3°C, porém às 16 horas.
- São Gabriel-RS: Localizada na Campanha Gaúcha, São Gabriel registrou 40,6°C às 16 horas.
- São Vicente do Sul-RS: Outra cidade da Campanha, São Vicente do Sul, marcou 40,2°C às 16 horas.
- Camaquã-RS: Na região da Costa Doce, Camaquã também atingiu 40,2°C às 16 horas.

- Santa Maria-RS: No centro do estado, Santa Maria registrou 40°C às 16 horas.

Choque de massas de ar aumenta a instabilidade e o risco de tempestades severas

A combinação entre a massa de ar frio, associada à frente fria, e a massa de ar quente que atua sobre o Rio Grande do Sul cria um cenário de alto risco para tempestades severas nesta quarta-feira (12). O choque entre essas massas de ar com características tão distintas gera uma instabilidade atmosférica intensa, que favorece a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical.

Atenção: O resultado desse cenário são temporais com chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas frequentes e em algumas áreas quedas de granizo.

Áreas de maior risco e previsão para Santa Catarina e Paraná

- Faixa sul do estado: o mapa de risco desta quarta-feira (12) destaca a faixa sul do Rio Grande do Sul como a área de maior preocupação, com alerta de tempestades (temporal e chuva volumosa).

- Campanha Gaúcha, região serrana e região metropolitana de Porto Alegre: Nessas regiões, o alerta é ainda maior, com risco de temporais (áreas em vermelho no mapa).

- Em Santa Catarina e Paraná, a chuva ocorre de forma moderada a forte intensidade ainda nesta quarta-feira (12).

O mapa de previsão de risco de temporais para a região Sul do Brasil, datado de 12 de fevereiro de 2025, indica diferentes níveis de alerta para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Figura 1: Mapa de risco para essa quarta-feira (12) – Fonte: Climatempo

Acumulado de chuva pode ultrapassar 80 mm

De acordo com o mapa de acumulados de chuva previstos, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem se preparar para volumes de chuvas significativas nos próximos dias. Até a próxima sexta-feira, os acumulados podem ultrapassar a marca de 80 mm em algumas áreas.

A imagem mostra um mapa de previsão de acumulado de chuva para o Sul do Brasil, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mapa é colorido, com tons de verde, azul e laranja, indicando diferentes volumes de chuva esperados para o período de 12 a 14 de fevereiro de 2024
Figura 2: acumulado de chuva entre o dia 12 e 14 de fevereiro de 2024 – Fonte: Climatempo

Recomendações

Diante desse cenário, é fundamental que a população do Rio Grande do Sul se mantenha informada sobre as condições climáticas e siga as orientações das autoridades. Em caso de tempestades, busque abrigo em locais seguros e evite áreas de risco.

Com informações da Climatempo. 


Classificação das cores dos alertas do INMET

Alerta Amarelo - Perigo Potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
 
Alerta Laranja - Perigo: situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
 
Alerta Vermelho - Grande Perigo: situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A