Home
Notícias
Um novo episódio da ZCAS, estará ativo nesta quinta-feira (30) até domingo (02) de fevereiro, contribuindo para ocorrência de chuva intensa e volumosa em partes das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.
A chuva mais significativa é esperada para a Região Sudeste, mas em áreas diferentes de outros episódios de ZCAS que já ocorreram em janeiro e também no final de dezembro de 2024. Nestes episódios anteriores, o foco da chuva intensa era em Minas Gerais (norte e leste), Espírito Santo, áreas da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Tocantins. No entanto, a maior preocupação com a chuva volumosa é na estreita faixa entre a divisa de São Paulo, com Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Volumes de chuva estimados
Grande parte das áreas do estado de São Paulo e de Minas Gerais devem acumular de 100 a 200 mm de chuva no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025. Contundo, na divisa de São Paulo, com Minas Gerais e Rio de Janeiro, esse acumulado estimado aumenta para volumes da ordem de 200 a 300 mm de chuva. Áreas do Triângulo Mineiro, a região de Ribeirão Preto e de São Carlos.
Grande parte do Sul de Minas, região da Zona da Mata Mineira, Vale do Paraíba/SP e sul do estado do Rio de Janeiro também poderão ter um acúmulo de 200 a 300 mm de chuva. Já uma pequena área na serra da Mantiqueira, extremo sul de Minas, divisa com São Paulo, englobando a região de Campos do Jordão, é a área de risco, pois os volumes devem ser extremos, podendo variar entre 300 a 400 mm.
Deslizamentos e enchentes aumentam
Estes volumes de chuva estimados são significativos e em alguns casos correspondem a quase toda a chuva do mês de fevereiro em três, quatro dias, levando a situação grande risco. Vale ressaltar que essas regiões já vem sofrendo com as precipitações e em várias localidades os solos estão encharcados e o nível dos rios e córregos elevados.
O novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) trará mais chuvas para áreas que já estão sofrendo com temporais desde novembro de 2024. O solo encharcado aumenta muito o risco de deslizamentos de terra, especialmente na serra da Mantiqueira, serra do Mar e no litoral norte de São Paulo, incluindo Angra dos Reis e Paraty.
Grande São Paulo e Grande Rio
Fortes chuvas são esperadas na Grande São Paulo, com maior intensidade no fim de semana. O grande volume de chuva que já caiu na região aumenta o risco de transbordamentos de rios e alagamentos. Já no Grande Rio, a previsão é de chuvas mais intensas na parte oeste da região, com atenção especial para a região serrana.
Nos próximos dias, acompanhe as previsões e evite deslocamentos desnecessários em áreas de alerta. Siga as orientações da Defesa Civil.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A