Home
Notícias
Entre esta sexta-feira (22) e o próximo domingo (24), áreas de instabilidades formadas pelo calor e umidades formadas pelo calor e a alta umidade, além da presença de pertubações no escoamento (cavados de onda curtas em níveis médios da atmosfera) provocarão temporais no centro-sul do Brasil. Este padrão antecede a formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria entre o fim do domingo e decorrer da segunda-feira (25) pela Região Sul do País.
No decorrer da tarde e noite, a instabilidade volta a ganhar força e provoca tempestade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A previsão indica risco de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo.
Já no sábado (23), as tempestades se concentram entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas da Região Sudeste. Nessas áreas, também há possibilidade de chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h.
A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul se inicia no fim do domingo e principalmente, durante a madrugada de segunda-feira (25). Ao longo deste dia, o sistema se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa da gaúcha.
Ainda na segunda (25), a convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul, dão origem a formação de áreas de instabilidades sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo.
Ventos diretamente associados ao ciclone e ao gradiente de pressão atmosférica (baixa pressão no oceano e entrada de alta pressão a oeste), intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26), conforme mostram as figura abaixo.
Ao longo da terça-feira (26), o ciclone ganhará ainda mais força, contudo, estará em alto mar. Neste dia, na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo fica ventoso.
Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste.
Fique atento as informações no decorrer dos próximos dias. Com informações do INMET junto a OMM.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A