Logo

Notícias

Home

Notícias

Acúmulo de chuva coloca MG e ES em alerta

Publicada por Eduardo Viana em 09/02/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 190 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Uma frente fria que atuou na Região Sudeste impulsionou uma convergência de umidade sobre a localidade, gerando áreas de instabilidade, principalmente, em Minas Gerais e o Espírito Santo neste último final de semana. Como consequência, somada as peculiaridades do relevo, chuvas fortes e persistentes afetaram estes estados, o que causou alagamentos em algumas áreas.

Foram registrados altos volumes de chuva na região metropolitana de Belo Horizonte entre 121,5 a 188,5 mm nas últimas 48 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Em contrapartida, o Instituto Nacional de Metereologia (INMET) afirmou em seus site oficial que de 09:00 horas de domingo (07) às 09:00 de segunda (08), Sete Lagoas registrou 113 mm de chuva acumulada.

Ainda segundo o INMET, entre os idas 04 e 08 de fevereiro a capital mineira registrou 218,9 mm de chuva, o que corresponde à aproxidamente 37 mm acima da média definida para o mês. Além disso, em apenas 24 horas o acumulado de chuva foite de 122,4, entre os dias 7 e 8 de fevereiro.

Em consequência disso, Belo Horizonte e região entram em alerta para deslizamentos de terra, sobretudo porque ainda existem previsões de chuva para a região ao longo de toda a semana, o que pode agravar a situação do solo que já está encharcado em várias áreas. O mapa abaixo indica uma média de precipitação no estado entre 1981 e 2010, de acordo com o INMET.

Fonte: INMET/Climatempo

 

Já no Espírito Santo, a situação também é de atenção, especialmente para as cidades de Serra, Santa Tereza, Venda Nova do Imigrande, Ibitirama e Vila Velha, as quais registraram um volume de chuva aproxidamente entre 102 e 170 milímetros no período de sábado (06) a esta segunda (08), de acordo com o CemadenMais informações

Previsão para esta terça-feira - 09/02/21

De acordo com as previsões feitas para esta terça-feira, a probabiliadde é de chuva para ambos os estados, influenciadas pelas áreas de instabilidades ativas, principalemnte, sobre o centro-leste e norte mineiros e todo o Espírito Santo. Nessas áreas deve-se ter uma atenção para temporais fortes. Nas demais regiões mineiras a previsão para esta terça (09) é de pancadas de chuva com raios e ventanias. Além disso, em Minas Gerais, há também alertas para alagamentos e enchentes.

 Fonte: Climatempo

 

Previsão para os próximos dias

Durante a semana há uma predisposição para o enfraquecimento destas áreas de instabilidades, o que abre espaço para que o sol seja presente por um tempo maior durante o dia, mesmo que ainda haja possibilidade de chuva. Até o fim da semana uma massa de ar seco volta a predominar os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Mais informações. 

Fonte: Climatempo

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Meteoro em Santa Catarina
MG e ES em alerta para temporais


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 140 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 140 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A