Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!
VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Meteoro
Câmeras do Clima ao Vivo registraram um meteoro no Nordeste (Pernambuco, Bahia, Paraíba e Ceará) na noite deste último sábado (28). Confira abaixo as localizações:
- Floresta/PE - Atel Telecom
- Salgueiro/PE - Atel Telecom
- Várzea Nova/BA - Virtual Net
- Lajedinho/BA - IBSOL Telecom
- Piancó/PB - Eduart Brito
- Serra Branca/PB - CaririWeb
- Penaforte/CE - LinKCariri
- Juazeiro do Norte/CE - LinkCariri
Timelapse
Confira o vídeo exclusivo:
CÂMERAS REGISTRAM METEORO NO NORDESTE
Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!
VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Veja também:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Análises
Segundo a nossa parceira Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), esse registro é um bólido: meteoro muito luminoso que finaliza com uma explosão. Há chance de ter deixado meteoritos em solo.
Trajetória
De acordo com os cálculos da Bramon, o meteoroide chegou na atmosfera em um ângulo de 35,33°, em comparação ao solo e o brilho iniciou-se a 67,3 km de altitude sobre o Piauí, mas especificamente na Zona Rural de Pimenteiras. Continuo a 60,2 mil km/h, movendo 74,7 km em 4,5 segundos e some a 24,1 km de altitude também no Piauí, na cidade de Lagoa do Sítio.
O que é um meteoro?
Confira uma breve explicação do Marcelo Zurita da Bramon: "Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente."
De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de ‘fireball’ ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido, e popularmente, também é associado ao “sinal dos tempos”, “Jesus voltando” e outras profecias apocalípticas. Veja a explicação completa!
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades