Notícias

Home

Notícias

O que causou a escuridão em São Paulo?

Publicada por Clima ao Vivo em 2019-08-20T00:00:00+00:00
Tags:
Compartilhe:

Fonte: Conexão GeoClima

VEJA MAIS DE 90 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Veja abaixo explicações detalhadas para a escuridão que pairou sobre São Paulo na tarde desta segunda-feira (19), segundo informações valiosas da nossa parceira Conexão GeoClima.

"As queimadas que ocorrem entre os países vizinhos e o Brasil, especialmente na região amazônica, estão distantes da região metropolitana de São Paulo, onde o dia virou noite na tarde da última segunda-feira (19). O principal causador da escuridão foi o transporte dos aerossóis resultantes da queima de biomassa* - especialmente na Bolívia e nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - por um jato de baixos-médios níveis, notadamente entre 800 a 600 hPa, com maior intensidade observada a 700 hPa (imagem 1).

Normalmente, esse jato tende a "desaguar" na região Sul, como na imagem de 2018 (imagem 2), mas estava mais direcionado ao sudeste ontem."

CRIME AMBIENTAL: "Dia do Fogo" na Amazônia afeta todo o país!


"Contribuiu com o fenômeno a forte nebulosidade inerente ao sistema frontal (frente fria) que chegou à região no mesmo dia, melhor visto no campo de linhas de corrente sobre o oceano, e em níveis mais baixos da atmosfera (925 hPa, imagem 3), onde se pode ver, inclusive, o ciclone associado.

Nas medições da profundidade ótica de aerossóis na cidade de São Paulo, é possível observar um aumento substancial nos últimos dias (imagem 4)." 

*A pluma é causada essencialmente por partículas sólidas em suspensão na atmosfera.


Sorocaba / SP

Nossa câmera ao vivo instalada no Sorocaba Park Hotel registrou a escuridão tomando conta da cidade. Veja abaixo:

VEJA MAIS DE 90 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL



Queimadas na Amazônia

Imagens das câmeras do Clima ao Vivo instaladas no Bahamas Suíte Hotel (Campo Grande / MS) e nas Torres da Zum Telecom (Itaituba / PA) e da SOS Wifi (Bauru / SP) registraram fumaça devido o crime ambiental ocorrido na Amazônia.  Veja no vídeo abaixo que o o sol desapareceu muito antes de tocar o horizonte:

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO COMPLETO



Publicidade

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A