Notícias

Home

Notícias

Mais informações sobre o Ciclone entre o litoral da BA e ES

Publicada por Clima ao Vivo em 2019-03-25T00:00:00+00:00
Tags:
Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu um alerta da possibilidade de formação de um ciclone no litoral da Bahia e do Espírito Santo no último fim de semana. Clique aqui e veja a notícia completa

Atualizações

Nesta segunda-feira (25), foi publicado uma nota oficial sobre o evento natural. Veja abaixo:

"MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Instituto Nacional de Meteorologia - INMET

NOTA: TEMPESTADE TROPICAL “IBA”

Brasília, 25 de março de 2019

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), participa que a Tempestade Tropical “Iba” se localiza em alto-mar, com centro na posição geográfica 19,0ºS 037,0ºW, na altura da costa referente à cidade de Linhares (ES), estendendo-se entre o litoral sul do estado da Bahia e norte do Espírito Santo e apresentou intensidade máxima dos ventos de 83 km/h (45 nós) às 09:00h do dia 25. Seu deslocamento é previsto predominantemente para Sul, com leve componente para Oeste nas próximas 12 horas, sem previsão de atingir a costa nesse período. Seus efeitos poderão ser sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 27. Será emitida nova atualização até o final do dia 25.

São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 87 km/h (47 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone. Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros, até a noite do dia 25. A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo A Marinha do Brasil, o INMET e o CPTEC/INPE acompanharão a formação e a atuação deste sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites: https://www.marinha.mil.br/chm/, http://www.inmet.gov.br/portal/ e https://www.cptec.inpe.br/ ou pelo Facebook, em “@servicometeorologicomb” e “@inpe.cptec”. As informações também podem ser acessadas por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", que se encontra disponível para download na internet, tanto para o sistema Android, quanto para o IOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). 

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Imagem do topo de nuvem do dia 25/03/2019 às 12:00UTC. 

Contato:

Centro de Análise e Previsão do Tempo – CAPRE/INMET

Tel: (61) 2102 4700Veja o aviso na íntegra 

BAHIA

Salvador é uma cidade baiana onde o Clima Ao Vivo possui câmera que está em alerta. Local da câmera: sede da Teletalk.

Veja AO VIVO através de nossa câmera como está o tempo em Salvador / BA 

Ipirá é uma cidade baiana onde o Clima Ao Vivo possui câmera e que está próxima da área que pode ser afetada. Local da câmera: Torre da Ágil Telecom.

Veja AO VIVO através de nossa câmera como está o tempo em Ipirá / BA 

ESPÍRITO SANTO

São Mateus (Guriri) é uma cidade capixaba onde o Clima Ao Vivo possui câmera que está em alerta. Local da câmera: Gurisat - Praia de Guriri .

Veja AO VIVO através de nossa câmera como está o tempo em São Mateus (Guriri) / ES 

Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm, durante o período de uma hora, é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil

Publicidade

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A