Notícias

Home

Notícias

Litoral do ES, RJ, SP, PR e SC em alerta para chuvas volumosas

Publicada por Clima ao Vivo em 2019-05-16T00:00:00+00:00
Tags:
Compartilhe:

O CPTEC/INPE emitiu alertas meteorológicos para o litoral dos seguintes estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Parte de Minas Gerais, Goiás e interior de São Paulo também estão em alerta. Veja as áreas mais afetadas no mapa abaixo:

Parte de Minas Gerais e Goiás e interior de São Paulo

Essa área está em alerta amarelo para tempestade de raios, chuvas intensas, vendaval e até granizo. O aviso começa às 12:00 e termina às 23:59h desta quinta-feira (16). "Nesta área, ocorrerão pancadas de chuva acompanhadas de raios a partir do período da tarde que isoladamente poderão ser intensas e vir acompanhadas de rajadas de vento de forte intensidade não se descartando também a queda de granizo em alguns pontos." Veja o aviso na íntegra

MINAS GERAIS

Quase todas as cidades mineiras onde o Clima Ao Vivo possui câmeras estão em alerta: Belo Horizonte, Carmo da Mata, Divinópolis, Itapecerica, Lagoa da Prata, Mariana, Oliveira, Ouro Preto, Pará de Minas, Piumhi, São Francisco de Paula e Santo Antônio do Monte, exceto Montes Claros.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em diversas cidades mineiras 

SÃO PAULO

Algumas cidades paulistas onde o Clima Ao Vivo possui câmeras estão em alerta: Barretos, Morro Agudo e Viradouro.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em diversas cidades do estado de São Paulo

-

LITORAL DO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, PARANÁ E PARTE DE SANTA CATARINA

Essa área está em alerta amarelo para chuvas intensas e volumosas. O aviso começou às 00:00 e termina às 23:59h desta quinta-feira (16). "Na área em destaque do mapa, ocorrerão chuvas de intensidade variável e, pontualmente, podendo ocorrer volumes expressivos de precipitação." Veja o aviso na íntegra 

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil

Alerta vermelho

As cidades cariocas: Angra dos Reis, Mangaratiba, Ilha Grande e Paraty; e as cidades paulistas: Bertioga, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Maresias e Ubatuba estão em alerta vermelho para chuvas intensas e volumosas. O aviso começou às 08:37h e termina às 23:59h nesta quinta-feira (16). "Nesta região, a quinta-feira (16/05) será de chuvas frequentes de moderada a forte intensidade e que poderão gerar acumulados expressivos ao final do dia." Veja o aviso na íntegra 

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil

-

Entenda a classificação do CPTEC/INPE

Amarelo: Aviso de atenção - Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas.

Vermelho: Aviso Especial - As condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas. Continue atento sobre as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes. 

Preto: Aviso extraordinário de risco iminente

Cinza: Aviso cessado

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil

-

INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu alertas para grande parte do litoral do sudeste e parte do sul. Veja as áreas mais afetadas no mapa abaixo:

ESPÍRITO SANTO

A parte em amarelo no mapa indica alerta amarelo para grandes acumulados de chuva. O aviso começou às 18:00h de quarta (15) e tem previsão de acabar às 10:00h desta quinta-feira (16).

"Aviso de: Acumulado de Chuva. Grau de severidade: Perigo Potencial
Evento: Acumulado de Chuva
Início: 15/5/2019 18h0min
Fim: 16/5/2019 10h0min
Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia

Riscos Potenciais: INMET publica aviso iniciando em: 15/05/2019 18:00. Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco."

A parte em laranja no mapa também indica grandes acumulados de chuva e também tem previsão de acabar às 10:00h desta quinta (16), porém o aviso começou às 11:00h de quarta-feira (15). Veja o aviso na íntegra

São Mateus é uma cidades espírito-santense onde o Clima Ao Vivo possui câmera que está em alerta amarelo. Clique aqui e veja AO VIVO através de nossa câmera como está o tempo em São Mateus (Guriri) / ES

-

Rio de Janeiro

A parte em amarelo no mapa indica alerta para grandes acumulados de chuva. O aviso começou às 09:15h de quarta (15) e tem previsão de acabar às 10:00h desta sexta-feira (17).

"Aviso de: Acumulado de Chuva. Grau de severidade: Perigo Potencial
Evento: Acumulado de Chuva
Início: 16/5/2019 9h15min
Fim: 17/5/2019 10h0min
Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia

Riscos Potenciais: INMET publica aviso iniciando em: 16/05/2019 09:15. Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco." Veja o aviso na íntegra 

Clique aqui e veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em Macaé e Campos dos Goytacazes / RJ

-

São Paulo

A parte em amarelo no mapa indica alerta para grandes acumulados de chuva. O aviso começou às 06:00h de quarta (15) e tem previsão de acabar às 23:59h desta sexta-feira (17).

"Aviso de: Acumulado de Chuva. Grau de severidade: Perigo Potencial
Evento: Acumulado de Chuva
Início: 15/5/2019 6h0min
Fim: 17/5/2019 23h59min
Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia

Riscos Potenciais: INMET publica aviso iniciando em: 15/05/2019 06:00. Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Veja o aviso na íntegra  

São Paulo / SP é uma capital onde o Clima Ao vivo possui câmera que está dentro do alerta. Clique aqui e veja ao vivo através de nossas câmeras como está o tempo na capital e várias cidades do estado 

-

Entenda a classificação do INMET

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil

Publicidade

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A