Notícias

Home

Notícias

Grande queimada em Lagoa da Prata / MG lança muita fumaça e cinzas na atmosfera

Publicada por Clima ao Vivo em 2019-07-23T00:00:00+00:00
Tags:
Compartilhe:

Clima Ao Vivo na Torre do Grupo Isimples


O tempo seco, típico do inverno, reacende e agrava o alerta para queimadas. A câmera do Clima Ao Vivo instalada na Torre do Grupo Isimples em Lagoa da Prata / MG registrou um foco de incêndio desde às 14:00h desta terça-feira (23). Por volta de 19:00h ainda era possível ver a fumaça, ou seja, um grande volume de fumaça foi lançado no ar por mais de 5 horas interruptas. 

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO EXCLUSIVO

Uma moradora relatou que a localidade onde ocorreu a queimada é um bairro novo chamado Cidade Nova e acredita que o incêndio pode ter sido ocasionado por pessoas de má fé. Ainda segundo a moradora, esse é um fato, infelizmente, recorrente na região.

Agente causador

Apesar de poder serem ocasionadas pela própria natureza, o maior agente causador das queimadas é o homem. Uma simples ponta de cigarro próximo a matas ou a queimada descontrolada como técnica de limpeza de pasto/lote pode gerar grandes incêndios e até mesmo devastar florestas e ecossistemas, sem contar nos danos a saúde das pessoas, devido poluição do ar.

Prevenção

O CPT (Centro de Produções Técnicas) ressalta que “quando discutimos sobre controle de incêndios florestais, o trabalho mais importante é a prevenção. Se, a partir de um eficiente programa de prevenção, a ocorrência de incêndios pudesse ser totalmente controlada, os custos tanto econômicos, quanto ecológicos e sociais, seriam evitados.” 

Focos no Brasil

Em 2018, o Brasil registrou mais de 68 mil focos de incêndio. De acordo com informações do INPE -  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, os estados de Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins tiveram mais de 43 mil focos, correspondente a 63,77% do total de todo o ano passado. Estudos do INPE, apontam que 99% dos incêndios florestais em território nacional são iniciados por ação humana.

Confira o Ranking:

  • MT - 12.022
  • PA - 7.349
  • AM - 6.913
  • MA - 6.226
  • RO - 5.966
  • TO - 5.142

VEJA MAIS DE 80 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL


Publicidade

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A