Notícias

Home

Notícias

Este verão será mais quente que os outros? Confira na notícia!

Publicada por Clima ao Vivo em 2018-12-21T00:00:00+00:00
Tags:
Compartilhe:

No hemisfério sul, o verão se inicia nesta sexta-feira (21) às 20:22h e termina no dia 20 de março de 2019 às 18h57, horário oficial de Brasília. Os estados que não tem horário de verão terão início uma hora antes: 19:22h.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil

Características da estação

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a estação tem como principais características a elevação das temperaturas e dias mais longos que a noite; devido a posição do sol mais ao sul. Além disso, também pode apresentar mudanças bruscas nas condições do tempo: chuva forte, granizo, vento intenso e raios, principalmente na região sul, sudeste e centro-oeste. "Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste".

Maiores volumes

O instituto prevê que os maiores volumes de chuvas podem ser registrados no sudeste do Amazonas e no norte do Mato Grosso, podendo alcançar um acumulado de até 900 mm entre dezembro e fevereiro.

Benefícios 

Ainda segundo o INMET, "devido às suas características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios."

Este verão será mais quente que os outros?

O meteorologista Matheus Manete da Oráculo Meteorologia, diz que "há possibilidade das chuvas ficarem irregulares e intercaladas com períodos mais secos no Sudeste, no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Isso ocorre porque as chuvas vão se concentrar mais na região Sul, em parte pela influência do El Niño. Além disso, o clima deve sim continuar mais quente que o normal em todo o país nos próximos meses."

Confira AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil

Fontes:

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Coordenação-Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa (CGMADP)
Serviço de Pesquisa Aplicada (SEPEA)
Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Óraculo Meteorologia

Publicidade

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A