Notícias

Home

Notícias

Alertas de chuva forte e granizo para o sul

Publicada por Clima ao Vivo em 2019-09-19T00:00:00+00:00
Tags:
Compartilhe:

Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)


VEJA MAIS DE 100 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL


Alerta

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou vários alertas para parte da região sul do país nesta quinta-feira (19). Inclusive a área destacada de laranja no mapa acima está em situação de perigo (situação meteorológica perigosa) para chuva forte, ventos intensos e queda de granizo. Confira mais detalhes:

Aviso para as áreas

Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense.

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NO SUL

Alerta laranja

"Aviso de: Tempestade. Grau de severidade: Perigo
Evento: Tempestade
Início: 19/9/2019 0h0min
Fim: 19/9/2019 23h59min
Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia" Veja o aviso na íntegra

Riscos Potencias

"INMET publica aviso iniciando em: 19/09/2019 00:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos." Veja o aviso na íntegra

Alerta amarelo

As demais áreas demarcadas de amarelo no mapa também estão em alerta para chuva forte, ventos intensos e granizo, mas com um pouco menos intensidade. Lembrando que o alerta amarelo significa perigo potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa.

Aviso para as áreas: Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense.

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NO SUL
 

Paraná

De acordo com informações da nossa parceira Conexão GeoClima, uma grande e intensa área de instabilidade com potencial para vendaval e granizo entre miúdo e médio avança do Paraguai para o oeste do Paraná nas próximas horas desta quinta-feira (19). Atenção para tempestade entre Foz do Iguaçu e cidades próximas.

Rio Grande do Sul

Segundo a meteorologista Estael Sias da Metsul Meteorologia, nesta quinta-feira (19) grande parte do Rio Grande do Sul tem domínio do ar seco, de sol e aquecimento a tarde, mas no fim da tarde e a noite áreas de instabilidade associadas a frente fria que está oscilando entre Paraná e Santa Catarina podem trazer novos episódios de chuva, principalmente para a região do Rio Grande do Sul que faz divisa com Santa Catarina. Não é descartada queda de granizo no estado gaúcho.

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NO RIO GRANDE DO SUL


Entenda a classificação do INMET

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 80 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?

Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99983-0855 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 80 cidades

Publicidade

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A