Notícias

Home

Notícias

O Outono chegou!

Publicada por Clima ao Vivo em 09/01/2019
Tags:

A chegada do Outono ocorre hoje, e abaixo trazemos uma interessante matéria disponibilizada pelo CPTEC/INPE, com informações sobre a nova estação! Confira na íntegra:

O Outono começou hoje, dia 20 de março, às 01:30h e é caracterizado por uma estação de transição entre o verão normalmente quente e úmido e o inverno frio e seco. Aos poucos, os sistemas meteorológicos do verão, tais como processos convectivos devido ao forte calor e alta umidade, áreas de instabilidade e Zona de Convergência do Atlântico Sul, deixam de atuar, mas ainda podem ser observados em algumas áreas no primeiro mês da estação.

Ao longo da estação, as entradas de massas de ar frio oriundas de latitudes mais altas, provocam queda nas temperaturas especialmente no Sul e Sudeste do país e trazem um ar mais seco. Em algumas localidades do Sul e das serras do Sudeste, podem ocorrer geadas, especialmente a partir de maio. Os nevoeiros também começam a ser observados ao longo da estação devido ao resfriamento noturno e inversão térmica nessas regiões.

Assim, observa-se redução na precipitação em boa parte do país. Por outro lado, a chuva fica mais intensa na faixa norte da Região Norte e da Região Nordeste. No litoral nordestino, se inicia a estação chuvosa.

As temperaturas sofrem redução gradativa ao longo da estação, com máximas entre  18°C e 28°C no centro-sul e mínimas entre 12°C e 18°C (inferiores a 10°C nas serras). No Norte e Nordeste do país as temperaturas mínimas ficam em torno de 22°C e máxima em torno de 32°C.

Para mais informações, acesse o link http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A