Notícias

Home

Notícias

Céu Esfumaçado no Sudeste?

Publicada por Clima ao Vivo em 23/09/2016
Tags:

Semana passada, várias pessoas nos estados do Sudeste relataram observar um céu que foi descrito como esfumaçado, opaco ou bastante nublado. O fato é que mal se via o horizonte devido à baixa visibilidade – Principalmente em Minas Gerais  e São Paulo .

O que aconteceu é que, após a passagem de um ciclone extratropical que se formou durante a semana, a atmosfera desenvolveu condições muito estáveis e estratificadas. Isso significa que as camadas verticais dificilmente se misturavam, o que criou uma condição uniforme e homogênea.

Esta condição formou uma espécie de armazenamento das partículas de aerossóis atmosféricos, incluindo a fumaça, o que fez com que a visibilidade diminuísse bastante e a atmosfera aparentasse estar bastante poluída. Além disso, em várias regiões houve condições propícias para a formação de nevoeiros e nuvens baixas como as stratus, o que manteve o céu praticamente fechado.

Esta situação se reverteu ao longo dessa semana, principalmente com a passagem de uma nova frente. O choque entre duas massas de ar atuou no sentido de instabilizar a atmosfera, causando chuvas e dissipando boa parte dos aerossóis, fazendo com que o céu voltasse ao normal.

Acompanhe as páginas da Clima ao Vivo  e da Oráculo Meteorologia  no Facebook para mais informações!

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A